Mas a sua existência pacífica é ameaçada onde o grande protetor da floresta que rodeia o acampamento é ferido e encara uma morte certa - a não ser que Percy e seus aliados, Annabeth (Alexandra Daddario), Grover (Brandon T. Jackson) e o meio-irmão recém descoberto de Percy, Tyson (Douglas Smith) consigam recuperar o Velocino de Ouro, que tem o poder de curar.
O problema é, o Velocino de Ouro está escondido no Mar de Monstros, conhecido pelos humanos como o misterioso Triângulo das Bermudas - e Percy e seus amigos não são os únicos partidos que procuram por ele.
Dirigido por Thor Freudenthal ("Diary of a Wimpy Kid") a adaptação cinematográfica de Percy Jackson: O Mar de Monstros está "mais próximo do material original do que o Ladrão de Raios, do diretor Chris Columbus", disse Lerman. Não é dizer que Lerman não gostou do que Columbus fez com O Ladrão de Raios, é apenas dizer que Mar de Monstros tem um tom diferente.
"Eu definitivamente diria que Thor realmente captura o tom do livro mais precisamente do que Chris capturou, e eu acho que os fãs ficarão animados com isso", Lerman, 20, observou. "O livro de Mar de Monstros é acelerado, engraçado e leve, mas ainda é tão grande e fantástico como o primeiro, então eu acho que os fãs realmente apreciarão o filme e gostarão do tom que Thor trouxe para ele."
Enquanto Freudenthal contou bastante com o livro para estabilizar a história e a atmosfera de Percy Jackson: Mar de Monstros, Lerman disse que para sua parte, foi melhor seguir o roteiro do escritor Marc Guggenheim e a direção de Freudenthal do que abranger uma interpretação mais literal e ampla do personagem.
"Nos termos desse filme, eu trabalhei bastante fora das páginas do roteiro", disse Lerman, que estrelou na comédia-drama aclamada do ano passado, As Vantagens de Ser Invisível. "O livro não era muito influente em mim, mas mesmo assim, eu o conferi."
Não importa a fonte de sua influência, Lerman disse que o denominador comum de dois meios literários, na medida em que os livros e os atores estão preocupados, é a imaginação.
E enquanto o poder do olho da mente ajudou Lerman a moldar seu personagem e a reação aos sua mobília em Percy Jackson: Mar de Monstros, estar tão envolvido em um projeto cinematográfico infelizmente estraga a diversão de ver o projeto completo, disse Lerman. 
"Eu não posso entrar totalmente naquilo porque eu sei o que está vindo - o elemento da surpresa é tirado de você", Lerman disse com uma risada. "Uma grande parte de ser um espectador é não saber o que vai acontecer no segundo e terceiro atos."
Ainda assim, Lerman disse que ele foi impressionado pelos efeitos visuais do filme. Afinal, você não pode ter um Mar de Monstros sem monstros, outras criaturas fantásticas e de outro mundo. 
"Mesmo que nós estávamos preparados com uma animação pré-visual e arte conceitual - para que eu possa ver o que a cena vai parecer mesmo antes de nós a gravarmos - quando você vê os efeitos completos, você fica sem fôlego", Lerman disse, entusiasmado. "Com o 3D e os efeitos visuais completos que eles colocaram no filme, é incrível ver como espectador."

Ansiosos?